O que Você Precisa Para Criar Suas Próprias Roupas

 

A moda é um assunto muito comum no dia a dia seja em revistas, televisão, redes sociais, sites e blogs como na rua (street style). Mesmo não querendo sempre estamos sabendo das novidades nesse universo que é a moda. Essa pode ser a sua grande oportunidade de fazer as suas próprias roupas do seu jeito sem sair de casa.

Comigo foi assim. Eu me mantinha informada e fui adquirindo o gosto pela moda, mas não foi assim de um dia pro outro que iniciei a costurar.


Leia Mais

COMO ME APAIXONEI PELA MODA

CLÁSSICA, CAMISA BRANCA GANHA NOVOS MODELOS E MODOS DE USAR

A SAIA PLISSADA VEIO COM TUDO

AMARO – FONTE DE INSPIRAÇÃO


Na internet tá cheio de tutoriais, dicas e passo a passo, mas para você começar a costurar precisa de equipamento correto para cada coisa que pretende fazer.

Pegue seu caderninho ou bloquinho para anotar as minhas dicas.


// Principais Itens Que Você Precisa Para Costurar Suas Próprias Roupas

Máquina de Costura

sewing-machine-1806096.jpg

O item mais básico de todos. Acredito que não dá para você se virar sem ela, mas fique tranquilo(a) no mercado você encontra vários tipos e preços para cada tipo de trabalho. Se você só vai costurar para você mesmo(a) investe numa caseira. Não tem necessidade de uma industrial ou superpotente. Se mais pra frente você quiser trabalhar com isso aí sim você compra. Indico da marca Singer, pois só uso ela e desconheço outras marcas.

Aviamentos

Tesoura de costura: 

As tesouras de costuras são desenvolvidas para cortar diversos tecidos. Jamais use-a para cortar papel, por exemplo, pois pode danificá-la. Tenha sempre uma maior para cortar os tecidos e uma menor para reparos e cortar excesso de linhas. Se você quer trabalhar com moldes tenha sempre uma tesoura para papel.

Fita Métrica:

Importantíssima porque você não quer que sua roupa fique apertada ou muito grande.

Alfinetes:

Ideal para fixar uma parte da peça à outra. Eu conheço três tipos de alfinetes e recomendo, são eles: alfinetes sem cabeça (ideal para fixar a peça ao manequim de moulage), alfinetes com cabeça (ideal para fixar peças para costurar) e alfinetes de segurança (ideal para segurar peças como ,por exemplo, fraldas de tecidos que muitas mãe já usaram em seus bebês).

Almofada de Alfinetes:

Alfinete é uma coisinha que cai no chão toda hora e você não tem paciência para ir atrás deles e atrasar seu trabalho, não é mesmo? Uma almofadinha para alfinetes é a solução. Tem aqueles de mesa ou de pulso para sempre estar com você quando costura.

Giz de Costura:

Giz de costura ou de alfaiate é ideal para marcar o tecido para cortar. Não mancha e sai fácil. Eu não uso o giz, pois achei um pouco caro na cidade que moro, mas dei meu jeito. Sabe aquele restinho de sabonete que mal dá para segurar na mão? Então, eu uso eles e além de econômico fica um cheirinho ao trabalhar, não mancha o tecido e sai fácil na lavagem. Legal essa dica, né?

Descosturador:

Não é de primeira que você vai acerta sua costura. Você que vai começar eu te garanto que você irá errar mais de 10 vezes, mas errando que se aprende. No meu primeiro dia na máquina a costura saiu um horror, mas fui tentando até sair perfeita. As vezes ainda erro, mas tem o descosturador ou desmanchador de costura para te dá uma força.

Linhas: 

Tenha sempre linhas das cores que você vai mais usar. Eu, por exemplo, tenho as linhas nas cores preta e branco no carretel grande, pois uso mais; e linhas de diversas cores no carretel pequeno. Indico a de algodão e poliéster que são mais fáceis de achar em armarinhos de aviamentos de costura.

Agulhas:

Tenha sempre agulhas de reserva para a máquina e de mão. Quando menos você espera pode acontecer da agulha da sua máquina quebrar. Lembro de uma vez costurando um vestido que a agulha quebrou no domingo e tive que esperar até segunda de manhã para poder terminar a costura.

Singer – Agulhas para máquina

Espessura de 9 e 11: para costurar tecidos como seda, voil e organza;

Espessuras 14 e 16: indicadas para tecidos como algodão e oxford;

Espessuras 18 e 21: utilizadas em tecidos como jeans, sarja e veludo.

Com base nas agulhas para máquina, as agulhas de mão segue esse padrão quanto mais fino o tecido mais fina a agulha e vice e versa. São vários os modelos de agulhas de mão, mas para você que está começando opte por uma agulha comum de orifício redondo (por onde passa a linha), de comprimento médio e pontiaguda.

Botões, zíperes …

Esses vocês vão adquirindo com o tempo. Até porque você não sabe que tipo ou tamanho de botão e zíper que irá usar.

Caixa organizadora:

Tenha sempre uma caixa para guardar os aviamentos, pois fica mais organizado a sua área de trabalho e muito mais fácil de achá-los.

Ferro de passar roupas:

Não conheço nenhuma costureira que não o use. Importantíssimo você passar as roupas depois de pronta, mas é mais importante ainda passar para vincar as costura, pois dá um toque de profissionalismo a peça. #ficadica

Moldes:

Aconselho ter moldes bases/básicos de peças de roupa. Quer um bem fácil para começar a costurar? A saia é a peça mais fácil de fazer. Nas bancas há até revistas especializadas em moldes para quem quer aprender a costurar. Indico a Manequim, Molde & Cia e Moda Moldes.

Blogs/Youtube:

Havia dito que na internet está cheio de tutoriais sobre tipos de costura, acabamentos… e para você que não pode pagar um curso de costura basta acessar o Youtube e pesquisar um determinado assunto. Tem pessoas que dedica o seu tempo para nós. Acho um amor essas pessoas. Eu aprendi assim. Confere a minha seleção:

Marlene Mukai – tem vários modelos com moldes a sua espera.

Moldes, Moda, Medida por Fátima Lopes – também tem vários moldes.

Claudineia Antunes – tês seleção de moldes gratuitos.

Alana Santos – ela tem canal no Youtube e Blog. Minha salvação quando preciso de uma dica.

Dayse Costa Modelista – cada DIY’s que ela faz. Tem muita coisa no canal do Youtube e no Blog.

Alfinetadas da Moda – tem muitos outros tutoriais no Youtube. Deem uma conferida lá.


Espero que tenha gostado do post de hoje. Ficou um pouco longo, mas espero que tenha esclarecido as suas dúvidas.

Até a próxima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s