9 Atitudes Para Você Economizar Dinheiro

Planejar sempre – isso faz com que suas contas não virem uma bola de neve.

como-ecomomizar-dinheiro-sem-sacrificio-9

Você vive “apertada” no fim do mês e/ou contas em atraso? Veja 09 dicas para economizar dinheiro e manter suas contas em dia.

Um em cada quatro brasileiros (24,5% da população) tem alguma dívida superior a R$ 200 em atraso, de acordo com dados divulgados no fim de 2014 pela Serasa Experian, empresa de informação financeira.

Essa é a triste realidade dos brasileiros. O grande problema é que as pessoas gastam mais do que recebem, e o grande vilão é o cartão de crédito. Ele facilita a nossa vida, mas também “destrói”.

contando-dinheiro.jpg

1. Planejar é o segredo

Não adianta: para economizar de verdade e não ter sustos ao checar a conta bancária, você vai precisar, sim, se planejar colocando seus gastos (e ganhos!) na ponta do lápis. Se você souber usar o Excel melhor ainda. Não sabe? Existe uma série de aplicativos relacionados a vida financeira como Easy Money e Controle Financeiro. Você pode escolher o que mais encaixar na sua vida financeira.

Nunca se esqueça

50% do salário deve ser destinado aos gastos primordiais, como contas em geral e supermercado; 30% vai direto para sua poupança, e o restante, 20%, fica reservado para os momentos de lazer e descontração.

2. Organize suas contas

A conta do cartão de crédito vence na metade do mês e você recebe o seu salário no dia 5? A conta do telefone vence dia 20? Que tal, mudar as datas das faturas e colocá-las todas próximas ao dia do pagamento? Dessa forma, você “se livra” da tarefa logo de cara e não corre o risco de, de repente, esquecer algum débito em aberto. Se você não conseguir mudar a data você pode guardar o dinheiro do mês anterior para pagar a próxima fatura – é o que eu faço e nunca deixei de pagar uma fatura.

3. Trace um objetivo e vá até o fim

“Quem poupa, tem”, é tipo isso. Para você alcançar uma meta você precisará abrir mão de muita coisa. Veja:

Se você quer um carro, ou comprar uma casa, estudar no exterior… você precisará sim guardar seu dinheiro para alçar esses objetivos. Seja qual for o seu sonho com determinação você realizará.

#FICADICA

Coloque uma foto de seu objetivo na bolsa ou na carteira. Desta forma, todas as vezes que você pensar em gastar com alguma besteira, ao ver aquela imagem, irá pensar duas vezes se vale a pena ou não.

4. Deixe o cartão de crédito em casa (e embaixo do colchão!)

ATENÇÃO, regra de ouro! Parece piada, mas preste bem atenção. Se você ainda está engatinhando na difícil missão de economizar, esqueça de uma vez por todas do cartão de crédito. Sério! “É importante ter a sensibilidade de sentir e, principalmente, ver o dinheiro saindo das suas mãos. Desta forma, você adquire mais consciência de seus gastos e, com certeza, vai pensar duas vezes antes de comprar algo desnecessário”.

5. Guarde dinheiro semanalmente

Sobrou uma moedinha do ônibus ou troco da padaria… guarde. Nada de gastar, pois de moeda em moeda gera um dinheiro até bom para você juntar com aqueles 30% que vai para a poupança. Essa atitude lhe ajudará a economizar com mais facilidade.

6. Faça compras somente quando realmente precisar

Pense muito antes de comprar qualquer coisa, pois no impulso acabamos comprando bobagens. Isso eu sei porque já aconteceu comigo e tive que realizar um bazar para me livrar de roupas que nunca usei. Só vá ao shopping quando realmente precisar. Para as compras de supermercado leve uma lista e compre apenas aquilo que precisa.

7. Pague suas dívidas

Não adianta economizar e acumular àquelas dívidas. Sim, você precisará quitar todas as suas dívidas para que você consiga economizar tranquilamente.

 Faça um empréstimo no banco para liquidar essa conta e inclua o valor das mensalidades nos 50% de gastos indispensáveis. Vale mais a pena, porque os juros são menores. E se comprometa em não continuar gastando.

8. Não gaste seu dinheiro extra

Lugar de graninha extra é na poupança que rende mais. Aquele sapato vai ter de ficar esperando para sempre na vitrine.

9. Seja criativa

Customizar roupas, esperar a liquidação, levar “marmitinha” para o trabalho… Vale tudo na hora de economizar. Não esqueça de seu objetivo principal. Arrasa, garota!


Saiba mais

05 Dicas de Styling Para Organizar o Guarda-Roupa e Ter o Closet dos Sonhos

Hábitos de Pessoas Que Nunca se Atrasam


Beijos. Até a próxima.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s