10 Erros Comuns Cometidos Por Quem Usa Pílula Anticoncepcional

Há várias regrinhas importantes para que o anticoncepcional seja eficaz e não corra o risco de falhar

pilula-4

Quando você se submete a tomar a pílula anticoncepcional deve saber que esse método tem umas regrinhas básicas e o descumprimento dessas regras pode levar a uma gravidez indesejável.

A pílula anticoncepcional é o método mais usado por mulheres para prevenir a gravidez. Mas, apesar da intimidade com o remédio, ele ainda gera dúvidas que fazem muitas de nós cometer pequenos falhas ao tomar, o que pode comprometer a eficácia. O Blog listou os erros mais comuns no uso desse método contraceptivo. Confira!


1. Tomar pílula sem recomendação médica
É comum que algumas meninas que queiram tomar pílula acabem simplesmente optando pela mesma que a amiga ou pesquise as opções na internet e escolha uma que achar legal. A ginecologistas alertam que isso é arriscadíssimo:

“A pílula tem diversas formulações e características, além de ter efeitos colaterais e riscos também”

pilula-1

Ou seja, sem recomendação médica, você talvez comece a tomar alguma que não tenha a dosagem de hormônio ideal para você, por exemplo, e isso pode trazer consequências tanto para o seu ciclo menstrual quanto para a saúde.


2. Não respeitar o horário
Os médicos e as bulas dos anticoncepcionais indicam que a pílula deve ser tomada todos os dias no mesmo horário,  e isso não é por acaso.

“Hoje, as pílulas têm uma dosagem muito baixa, então dependendo de qual for o modelo, se a pessoa não tomar no horário certinho, o nível hormonal cai e ela tem um funcionamento irregular”

Mas se você por acaso não conseguir tomar no horário exato em algum dia, não precisa entrar em pânico. O ideal é que esse atraso não passe de 12 horas e que você não deixe de usar camisinha nunca, já que talvez a eficácia do produto tenha sido prejudicada.

pilula-2


3. Esquecer de tomar um comprimido
Não tomou a pílula esquecida dentro de um horário de 12 horas?

“Tem que tomar os dois comprimidos no dia seguinte, no horário em que se lembrar, e continuar o uso no dia seguinte tomando no horário em que estava habituada”.

Esquecer por mais de dois dias, no entanto, pode ser arriscado. Nesse caso

“É importante voltar ao médico para uma nova recomendação”.


4. Não saber que alguns medicamentos podem interferir
Quem toma pílula anticoncepcional precisa ficar atenta a um detalhe: existem remédios, principalmente antibióticos e antidepressivos, que podem interferir na ação da pílula e diminuir sua eficácia.

“Eles podem aumentar a metabolização do anticoncepcional e isso faz com que diminua o efeito contraceptivo”

pilula-3

Então,  converse com o ginecologista sobre os remédios que está tomando ou irá tomar.


5. Associar o método com a pílula do dia seguinte
Cuidado, pois isso pode ser bem agressivo para o seu organismo!

“Se a pessoa está tomando pílula anticoncepcional, ela não precisa nem deve tomar a pílula do dia seguinte ~para garantir~”

Essa prática pode ser arriscada, porque você estaria ingerindo mais hormônio de uma só vez e isso poderia trazer complicações e causar efeitos colaterais gravíssimos. Então, se você usar a pílula anticoncepcional e a camisinha, está bem protegida.

 A pílula do dia seguinte só é indicada em casos muito extremos, já que ela é altamente nociva para seu corpo.


6. Abandonar outros métodos de proteção
Tomar pílula anticoncepcional não quer dizer que você possa abandonar a camisinha. Em primeiro lugar, porque a pílula só evita uma gravidez não intencional, enquanto o preservativo também te protege de doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, é importante usar sempre camisinha para o caso de você se esquecer de tomar algum comprimido ou da pílula falhar – o que é muito raro, mas pode acontecer.

 

Lembre-se: camisinha tem que usar SEMPRE.


7. Emendar cartela sem orientação médica
Às vezes, quando uma menina vai viajar para a praia, por exemplo, acaba optando por emendar uma cartela na outra para ter certeza de que não vai menstruar na viagem. Antes de emendar, é melhor checar com o ginecologista se tudo bem.

pilss


8. Não prestar atenção no prazo de validade
Isso pode parecer meio óbvio, mas tem gente que não se preocupa em conferir ou que acha que se passou só um pouquinho da data, não tem problema. O prazo costuma variar de 2 a 3 anos e é bem importante respeitá-lo.


9. Começar a tomar a pílula em qualquer dia
É superimportante seguir a recomendação de começar a sua primeira cartela no primeiro dia de menstruação.

“Um dos métodos que a contracepção age é te impedindo de ovular. Se você começar a tomar no dia errado, pode ovular depois e acabar engravidando” 

Ou seja, se não tomar no primeiro dia da menstruação, a eficácia da pílula pode ficar bem comprometida.


10. Vomitar depois de ingerir o comprimido
Se por acaso você estiver passando mal e vomitar até duas horas depois de ter ingerido a pílula, é como se ela não tivesse nem sido tomada. Ou seja, é preciso tomar outra.

Se a pessoa tem diarreia ou qualquer outra coisa que possa comprometer a absorção da pílula, é importante se precaver com preservativo, é claro, e ter atenção redobrada”, 


Saiba Mais

Qual é a Melhor Hora Para Fazer Sexo?

Amigos Que Fazem Sexo: Regras Para Quem Quer Engatar Numa Amizade Colorida


Beijos. Até a próxima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s