Conheça as Finalistas Para o Prêmio de Arquitetura do Ano

Lista conta com representantes do Reino Unido, Peru e Espanha

Conheça as finalistas para o prêmio de arquiteta do ano  (Foto: José Hevia)

Organizado pelas publicações britânicas The Architectural Review e The Architects’ Journal, o prêmio “Arquiteta do ano” acaba de anunciar as finalistas para a edição de 2018. Reunindo profissionais do mundo todo, a premiação tem uma relevância especial diante do cenário atual, no qual pesquisas mostram por exemplo, que apenas três dos 100 maiores escritórios de arquitetura do mundo são comandados por mulheres.

LEIA MAIS: As Melhores Fotos de Arquitetura do MundoAs Melhores Fotos de Arquitetura do Mundo

O shortlist incluí: Sandra Barclay, do escritório Barclay & Crousse, pelo Museu de Paracas, no Peru. Biba Dow, do Dow Jones, pelo Museu do Jardim em Londres. Ángela García de Paredes, do Paredes Pedrosa, pelas Casas Gêmeas em Oropesa, na Espanha. E Stephanie Macdonald, do 6a Arquitetos, para Cowan Court em Cambridge.

Conheça as finalistas para o prêmio de arquiteta do ano  (Foto: Jean Pierre Crousse)Projetado por Sandra Barclay, o Museu de Paracas fica na entrada da Reserva Nacional de Paracas, no local exato de seu antecessor, que foi destruído durante um terremoto em 2007 (Foto: Jean Pierre Crousse)
Conheça as finalistas para o prêmio de arquiteta do ano  (Foto: Divulgação)Um dos dois projetos britânicos que concorrem ao prêmio, o London’s Garden Museum é de Biba Dow  (Foto: Divulgação)
Conheça as finalistas para o prêmio de arquiteta do ano  (Foto: Luis Asín)Projetadas por Ángela García de Paredes, para um irmão e uma irmã, as casas gêmeas foram construídas entre paredes de um castelo do século XV, na Serra de Gredos, na Espanha.  (Foto: Luis Asín)
Conheça as finalistas para o prêmio de arquiteta do ano  (Foto: Divulgação)Assinada por Stephanie Macdonald, a acomodação estudantil na Universidade de Cambridge presta homenagem ao “brutalismo pitoresco” da arquitetura original do campus da década de 1960 (Foto: Divulgação)

Junto com o anúncio das finalistas, foi publicada a lista de candidatas para o Prêmio Moira Gemmill, dedicado a indicar arquitetas em ascensão. Na categoria que só incluí profissionais com menos de 45 anos de idade estão Anna Puigjaner e Maria Charneco, do estúdio espanhol MAIO. Gloria Cabral, do escritório paraguaio gabinete de arquitetura. A sul-coreana Sook-hee Chun, do Wise. E Ilze Wolff, do Wahff Architects, na África do Sul

Conheça as finalistas para o prêmio de arquiteta do ano  (Foto: José Hevia)Anna Puigjnaner e Maria Charneco (Foto: José Hevia)
Conheça as finalistas para o prêmio de arquiteta do ano  (Foto: Federico Cairoli)Gloria Cabral (Foto: Federico Cairoli)
Conheça as finalistas para o prêmio de arquiteta do ano  (Foto: Kyung Roh)Sook-hee Chun (Foto: Kyung Roh)
Conheça as finalistas para o prêmio de arquiteta do ano  (Foto: Divulgação)Ilze Wolff  (Foto: Divulgação)

As vencedoras de ambos os prêmios serão anunciadas no dia 2 de março, data em que também será concedido o Prêmio Jane Drew, que é homenageia uma pessoa que ajudou a elevar o status das arquitetas mulheres no mundo. Enquanto esperamos, vale a pena fincar de olho nestas grandes profissionais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s