Copa da Rússia – O Fantástico Bolo de Leite de Pássaro

Esse bolo com nome bastante esquisito e aspecto despretensioso é uma mais saborosas iguarias russas. 

Resultado de imagem para bolo de leite de passaro

Por Rússia Beyond

Um dos mais amados bolos russos possui uma história um tanto incomum: nós sabemos exatamente quem o inventou e quando.

O Bolo de Leite de Pássaro foi criado em 1978 por Vladímir Guralnik, chef de uma confeitaria de Praga. O exótico bolo, que na fantasia traz o mágico ingrediente dos contos de fada russos, o “leite de pássaro”, na verdade ganhou fama por inverter a habitual relação entre bolo e recheio.

A saborosa confecção de Guralnik alterna camadas grossas e leves de suflê com finas camadas de bolo, tudo coberto por um glacê de chocolate. Se você não pode viajar a Moscou só para deliciar-se com essa maravilha, veja a receita que Guralnik resolveu compartilhar, e a Gazeta Russa ajudou adaptar às cozinhas ocidentais. Aqui vai o truque do suflê: ágar-ágar, uma substância gelatinosa que resiste à alta temperatura necessária para produzir o xarope de açúcar.

Imagem relacionada

Ingredientes:

Massa

•¾ de xícara de açúcar; •¾ de xícara de margarina; •3 ovos; •1½ xícara de farinha peneirada; •½ colher de sopa de baunilha.

Suflê

•4 colheres de sopa de ágar-ágar; •1 ¾ xícara de água;

•2 ½ xícaras de açúcar;

•1 colher de sopa de suco de limão; •3 claras de ovo;

•1 xícara de manteiga, em temperatura ambiente;

•½ xícara de leite condensado.

Glacê de chocolate

•1 xícara de pedaços de chocolate amargo; •2 colheres de sopa de manteiga.

Imagem relacionada

Modo de preparo :

1. Pré-aqueça o forno a 230 graus e unte duas assadeiras de bolo médias.

2. Prepare o bolo: Misture o açúcar com a manteiga. Depois, adicione os ovos, mexendo sem parar. Junte então a farinha e a baunilha. Despeje a massa em forminhas, fazendo camadas finas. Coloque-as na parte superior do forno até que suas superfícies fiquem douradas (cerca de 10 minutos). Retire do forno e deixe esfriar.

3. Para o recheio: em uma panela pequena, misture o ágar-ágar com uma xícara de água e coloque em fogo baixo. Aqueça a mistura, mexendo sempre, até que o ágar se dissolva. Em seguida, retire do fogo.

4. Em uma panela grande, acrescente o açúcar e a água à mistura anterior. Leve ao fogo até ferver. Depois, reduza o fogo e mexa sempre, até o xarope engrossar (cerca de 40 minutos). Pegue uma colher e teste a consistência do xarope – se ao erguer a colher o fio não se quebrar, é porque o xarope está pronto. Adicione então o suco de limão e tire do fogo. Despeje em um recipiente de vidro e deixe esfriar à temperatura ambiente, mexendo de vez em quando.

5. Em um recipiente pequeno, bata a manteiga. Depois, misture o leite condensado e reserve.

6. Use uma batedeira para bater claras em neve com uma pitada de creme de tártaro. Com a batedeira em movimento, despeje aos poucos o xarope de ágar-ágar. A mistura final deve ser grossa e levemente brilhante. Reserve por 5 minutos.

7. Acrescente a mistura de manteiga e leite condensado aos demais ingredientes, mexendo devagar com as mãos, e depois com batedeira, até que forme uma massa homogênea.

8. Para montar o bolo: unte uma fôrma média com laterais removíveis. Coloque uma camada de bolo no fundo e cubra com metade da mistura do suflê. Coloque então mais uma camada de bolo e novamente cubra-a com o restante do recheio. Deixe o bolo na geladeira por 15 minutos.

9. Para o glacê: derreta os pedaços de chocolate e a manteiga em banho-maria, misturando-os bem. Retire o bolo da geladeira e use uma faca ou espátula para cobrir o bolo com o glacê de chocolate. Coloque na geladeira para esfriar.

10. Antes de servir, remova a lateral da fôrma. Para servir, aqueça uma faca com água quente, para cortar o glacê sem quebrá-lo.

Dica: Assim que você terminar de usar as panelas com ágar-ágar e açúcar, coloque-as imediatamente em água quente para que não grudem nos recipientes.


Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s