Décor do Dia – Cor Pérola: Aprenda a Identificar e Combinar Essa Tonalidade nos Ambientes

Ao pensar no objeto pérola, vem à mente um tom clarinho e cintilante, como um branco perolizado.

Muitas cores de tintas e objetos na decoração recebem um nome que não nos parece corresponder à sua origem, como é o caso da cor pérola. Ao pensar no objeto pérola, vem à mente um tom clarinho e cintilante, como um branco perolizado.

Mas por exemplo, a tinta cor pérola da Coral tem um tom que lembra o rosa pálido, saindo do tom mais claro do laranja para o mais claro do vermelho. Já no caso da cor pérola Suvinil, que a marca denomina madrepérola, fica entre o tom mais claro do amarelo e do laranja no círculo cromático.

Então, o que é importante ao fazer essa comparação é você estar consciente de que as cores de tinta cor pérola e de outras tintas têm nomes os quais você, muitas vezes, precisa ver para confirmar como realmente são. Dessa forma evita-se comprar a tinta errada e só perceber quando a parede já estiver pintada.

Pensando, fizemos uma seleção de ambientes com tinta cor pérola em suas variantes tonalidades para que você possa se familiarizar melhor e aproveitar para ter ótimos exemplos de como ficariam nas paredes do seu projeto.

​Quarto de bebê

© homify / Leticia Sá Arquitetos

Por ser uma cor muito suave, a parede cor pérola fica ótimaem quartos de bebê, além de também ser eleita para quartos de criança e demenina, bem como para banheiros. Nesse modelo o pedido da mãe foi que o profissionalfizesse uma decoração sofisticada e com elementos clássicos, rica em detalhes.

A cor de pérola em um tom levemente mais escuro e outro maisclaro foi o grande destaque na parede onde está o berço, especialmente decoradacom os lacinhos pretos e os quadros clássicos delicados.

​Tons de pérola nas pastilhas

© homify / Patrícia Azoni Arquitetura + Arte & Design

Há muitos tons cor de pérola, a exemplo das opções Coral eSuvinil, que estão uma ao lado da outra no círculo cromático, mas são tãodiferentes. E as pastilhas de pedra nessa parede é um excelente exemplo disso.Há também outras cores variantes além dessas duas, sendo que o pérola maisrosado, parecido com o da imagem anterior, está presente em pequenos detalhes.

É uma forma de analisar: a cor pérola combina com qual outracor? A resposta é que tons pastéis são um acerto em cheio. Mas continue vendoos próximos exemplos, pois há várias outras possibilidades de harmonização.

​Ambiente comercial

© homify / Bee arquitetura e design

Para o projeto de um restaurante, a luz baixa e tons escurosharmonizados com a suavidade da cor pérola para parede cumpriram com o objetivode trazer acolhimento e tranquilidade para o ambiente. Essa é uma técnica essencialno setor de restaurantes que se você não sabia, certamente vai começar aperceber a partir de agora.

Os restaurantes do tipo fast food precisam ter um grandegiro de clientes, pois vendem produtos baratos. Por isso investem em luzdireta, cores vivas, música agitada e mobiliário pouco confortável. Já os restaurantesgourmet são o oposto, como esse exemplo da imagem. Com o objetivo de que ocliente passe mais tempo usufruindo do serviço, o mobiliário é confortável, aluz é indireta, a música é calma e as cores são reconfortantes, convidando aficar mais. Sendo assim você também consegue observar que a tinta cor pérolafica muito bem com cores escuras, como preto, marrom e diversos tons demadeira.

​Home office

© homify / Helô Marques Associados

A iluminação faz com que as cores se transformem, isso é umfato. Então, nesse home office com atmosfera de tranquilidade e organização, a parede ao fundo ficou uma verdadeira mescla entre a cor pérola da Coral e a corpérola Suvinil. Quando as luzes se apagam a tonalidade escurece.

Nos ambientes de home office é importante que as coresneutras, tons pastéis e calmos prevaleçam, especialmente se houver objetos decorativoscoloridos e com volume para fazer o contraste. Até mesmo para quem trabalha commais agitação é essencial ter esse equilíbrio na cor das paredes para promovera concentração e a produtividade.

​Cor pérola para parede interna de sala

© homify / Escritorio de Arquitetura Karina Garcia

Aqui a tinta cor pérola volta a assumir uma tonalidade maisescura na parede, acompanhada de pontos coloridos isolados, como as floresvermelhas de um lado e a planta verde do outro. Um típico ambiente de mentessóbrias que valorizam a calmaria no ambiente de estar.

Vale a reflexão que as cores para o seu ambiente devem fazersentido para o seu estilo de vida. Para muitas pessoas uma pintura de parede cor pérolacomo essa, acompanhada de outras tonalidades semelhantes faz vir à tona odesânimo e a tristeza, acredite ou não. São pessoas que lidam melhor com o queé mais intenso e essa é a beleza das diferenças. Portanto, esse é outro pontoimportante a considerar antes de escolher a tinta cor pérola.

​Cor pérola nos detalhes

© homify / Daniela Andrade Arquitetura

Observe que é nas almofadas menores que decoram a cama que acor pérola se manifesta. Ela harmoniza com suas variações e também com seuoposto complementar, o azul, criando um contraste agradável aos olhos, poisestá dentro de um esquema de combinação de cores que funciona.

Inclusive, não precisa restringir essa combinação ao quartosó porque é o ambiente de descanso. Esse esquema é válido para home office,banheiro, sala e até para cozinha. Mais uma vez, o que prevalece é que aescolha tenha a ver com a personalidade e o estilo de vida de quem vai convivercom o ambiente no cotidiano.

​Clima praiano com azul e pérola

© homify / BAMBU CARBONO ZERO

Para finalizar, os pilares de tijolos aparentes em tons depérola naturais e suas variantes, harmonizados com os elementos da pedranatural no piso, da parede vazada em concreto, do mobiliário em madeira e vimee do forro em palha são a inspiração perfeita para a concepção de um espaçoleve e agradável.

Mais uma vez foi utilizada a combinação de corescomplementares e também análogas proporcionando uma atmosfera de calma esimpatia. É perfeito para uma casa ou pousada de praia, onde o relaxamento éestimulado em todas as suas formas. Mas nada impede de criar essa deliciosacombinação em um espaço urbano, especialmente em uma área com piscina, bemiluminada e ventilada.

Esperamos ter deixado mais claro para você como é a tintacor pérola e as tonalidades que ela representa na decoração. De fato, às vezesparece difícil diferenciar cores tão semelhantes, mas quanto mais você conhece,mas desenvolve a percepção dos detalhes, como ocorre quando uma cor é exposta adeterminada luz e dá a impressão de parecer outra cor totalmente diferente.

Agora você terá mais facilidade para decidir entre cores efazer pesquisas mais assertivas, lembrando de considerar sempre o objetivos doespaço a ser decorado e das pessoas que irão usufruir dele. Para facilitarainda mais, conte com o apoio dos profissionais disponíveisaqui na homify egaranta o resultado perfeito para o seu projeto.


 

Um comentário sobre “Décor do Dia – Cor Pérola: Aprenda a Identificar e Combinar Essa Tonalidade nos Ambientes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s