Fashion News | Os Melhores Cursos de Moda do Brasil

Saiba mais sobre a profissão e veja quais cursos no país obtiveram as melhores notas pelo

moda-estilista-arte-design1

Olá meninas tudo bem?

Se você quer fazer um curso de moda como eu fiz apresento então um guia completo sobre os melhores cursos de graduação do país para quem quer ser estilista ou áreas afins.

+ LEIA MAIS | TRABALHAR COM MODA SEM SER ESTILISTA? VEJA 9 PROFISSÕES POSSÍVEIS!

Lembrando que, se o seu interesse é um curso completo que capacita você a elaborar e gerenciar projetos para a indústria de confecção do vestuário você deve então escolher um curso de graduação. No brasil há tecnólogo de 2 anos há 4 anos. Em breve faremos um post de cursos livres e de rápida duração.

Ainda segundo o Guia do Estudante o profissional dessa área é especializado no desenho de roupas, estampas e acessórios. Sua responsabilidade é a de criar peças diversas levando em consideração critérios de ergonomia e estética e estando atento aos principais estilos e tendências do mercado. Há respaldo no gerenciamento em empresas de confecção, na pesquisa do mercado consumidor, em estratégias de marketing e na promoção de vendas dos negócios.

O curso tradicional tem duração de quatro anos, mas também é possível entrar na carreira através de cursos tecnológicos de dois anos. Antes de tudo, é preciso escolher se a habilitação será em estilismo, modelagem ou negócios e produção, já que as instituições costumam separar essas ênfases em cursos distintos. As disciplinas básicas envolvem história da arte, cultura da moda e criação, desenho e estilismo. Há oficinas práticas de criação e de desenvolvimento de coleções. Estágio e TCC são obrigatórios. 

Abaixo, os melhores cursos de Design de Moda e afins com as avaliações do MEC:

// BRASÍLIA

Instituto Federal de Brasília – IFB

O curso Tecnólogo em Design de Moda é de uma instituição pública e tem duração de três anos e você estará apto a criar e desenvolver produtos para a indústria da moda. Analisa e aplica fatores estéticos, simbólicos, ergonômicos, socioculturais e produtivos. Realiza pesquisa de moda. Planeja, gerencia e articula coleções de moda com processos de fabricação, matérias-primas e viabilidade técnica e sustentável. Elabora protótipos, modelos, croquis, fichas técnicas e portfólios com uso de técnicas diferenciadas de expressão gráfica. Avalia e emite parecer técnico em sua área de formação.

Informações: http://www.ifb.edu.br

Instituto Superior de Brasília – IESB

O curso de Design de Moda do IESB tem duração de 2 anos e capacita você a elaborar e gerenciar projetos para a indústria de confecção do vestuário.

Desde o início do curso, o aluno já aprende a aliar a teoria à prática por meio de atividades que envolvem pesquisa sobre comportamento, materiais e estilos, estudos históricos, sociológicos e prospectivos de produtos.

Você vai encontrar um extenso campo de trabalho. O tecnólogo em Design de Moda está apto a atuar em diferentes segmentos da cadeia têxtil e de moda, indústrias de fios, suprimentos das empresas têxteis, ateliês e confecções, projetos de criação de catálogos, desfiles, vídeos e sites. Pode também atuar como consultor de criação.

O curso ainda oferece um ateliê de desenho, tecidoteca e uma biblioteca completa e especializada.

Ainda, o aluno participa de eventos com profissionais renomados no mercado além de ter a oportunidade de mostrar seus trabalhos em cerimônias como o PKS Trends.

Design de Moda no IESB é avaliado pelo MEC com nota máxima.

Informações: www.iesb.br

// GOIÁS

Universidade Estadual de Goiás – UEG Campus Jaraguá

O curso Superior de Tecnologia em Design de Moda da UEG tem como perfil primar por um profissional que se ocupa do projeto de sistemas de informações visuais, objetos e os sistemas de objetos de uso através do enfoque interdisciplinar considerada as características dos usuários e de seu contexto socioeconômico – cultural, bem como potencialidades e limitações econômicas e tecnológicas das unidades produtivas onde os sistemas de informação e objetos de uso serão produzidos. Busca-se a formação do profissional eficaz e competente, que transforma ideias em produtos e propõem soluções que estejam de acordo com o contexto socioeconômico e cultural ao qual pertence. Trata igualmente do compromisso com a formação crítica capaz de desenvolver a região de Trindade em todas as suas potencialidades de desenvolvimento socioeconômico regional. O profissional desta área dedica-se á criação de moda no desenvolvimento de coleções e vestuário e na definição de linhas de estilos, adaptados ás condições técnicas da empresa e ás tendências do mercado consumidor. Poderá atuar em industrias de setor têxtil e de confecção, responsabilizando-se pela definição e criação da linha e estilos de uma coleção, interpretados através do desenho e com suficiente conhecimento de modelagem para orientar a execução das peças-piloto, bem com dirigir a produção. Pode atuar também na área de composição gráficas para estamparias têxteis, decoração de vitrines e consultorias.

Informações: http://www.ueg.br

Universidade Federal de Goiás – UFG Campus de Goiânia

O curso Design de Moda da Faculdade de Artes Visuais/UFG tem duração de 4 anos e capacita o aluno a desenvolver atividades no campo múltiplo da Moda envolvendo criação e produção no campo do design e do estilismo, atividades de gestão do Design de Moda, atividades de consultoria profissional e atividades profissionais e acadêmicas voltadas para a História, a Teoria, a Editoria e a Crítica de Moda.

Informações: https://www.ufg.br/

// SUDESTE

Anhembi Morumbi – SP

Graduação em Design de Moda do Anhembi Morumbi é um bacharelado na área de Moda, com ênfase na pesquisa, criação e desenvolvimento de produtos e imagens da área têxtil e de confecção.

O curso estimula a evolução do repertório cultural do aluno, entendendo a Moda como uma expressão rica e particular do Design. E para garantir seu pleno desenvolvimento,  o estudante passará por vários projetos de pesquisa: estudará do público-alvo ao tema, criação, desenvolvimento e apresentação de coleções, sendo orientado tanto ao desenvolvimento de produtos mais autorais quanto aos destinados à larga distribuição.

Informações: https://portal.anhembi.br/

SENAC – SP

No SENAC há dois cursos de graduação: o Bacharelado em Design de Moda- Estilismo e Bacharelado em Design de Moda – Modelagem.

Bacharelado em Design de Moda – Estilismo 

Para você que sonha em se destacar como estilista, assinando coleções, estampas e acessórios de Moda inovadores, o nosso curso Bacharelado em Design de Moda – Estilismo oferece formação de ponta e completa visando um mercado altamente competitivo. Além da excelência técnica no desenho, elaboração e desenvolvimento, o curso aborda fortemente referências culturais, conceitos, estéticas e tendências, para formar profissionais críticos e visionários.

Informações: https://www.sp.senac.br

Bacharelado em Design de Moda – Modelagem

Se você sonha em atuar e transformar o mercado de Moda, este curso de Design com foco em Modelagem oferece formação de ponta e completa para uma carreira de sucesso, preparando para executar  todas as etapas de desenvolvimento de projetos de produtos de moda, desde a pesquisa, concepção, planejamento, confecção até a produção de produtos do vestuário. Além da excelência no ensino das técnicas de modelagem e processos de produção, o curso foca na formação de repertório conceitual sobre moda, cultura, consumo e comportamento, empreendedorismo, inovação, sustentabilidade e atuais demandas de um mercado dinâmico que vem ampliando as oportunidades de atuação profissional.

Informações: https://www.sp.senac.br/

PUC-Rio

O Curso Superior de Moda da PUC-RIO utiliza e aplica técnicas variadas para a criação de projetos na área de moda, aprimorando sua capacidade de reflexão e de inovação.

Informações: http://www.puc-rio.br/

// SUL

Universidade Estadual de Londrina – UEL

O Curso de Graduação em Design de Moda visa formar designers de moda, integrados à realidade contemporânea, capazes de projetar objetos e/ou sistemas de objetos de uso por meio do enfoque interdisciplinar, considerando as características dos usuários e de seu contexto socioeconômico e cultural, bem como potencialidades e limitações econômicas e tecnológicas das unidades produtivas; desenvolver a visão integrada do sistema socioeconômico e cultural da região, bem como as exigências formativas necessárias para atuar nesse sistema, não só para aprimorá-lo como para transformá-lo; analisar as necessidades humanas e os sistemas produtivos, estabelecendo a relação entre eles a partir de uma abordagem integrada do vestuário; interpretar e aplicar fundamentos teóricos para a compreensão do contexto histórico, sociocultural, simbólico e mercadológico do design de moda; desenvolver a capacidade analítica, técnica, crítica, criativa e expressiva na área de moda e suas adjacentes; identificar, analisar e aplicar ferramentas metodológicas de projeto; estruturar e exercitar as diversas fases do projeto de produtos de moda, desde a interpretação de tendências até a execução do produto, por meio da aplicação e metodologia projetual; viabilizar soluções para problemas de design de moda, equacionando fatores ergonômicos, estéticos, socioculturais, econômicos e tecnológicos e desenvolver atitudes que caracterizem uma atuação profissional ética, respeitando os valores de cidadania e responsabilidade social.

Informações: http://www.uel.br/

UniRitter – Porto Alegre – RS

O projeto pedagógico do curso de bacharelado em Design de Moda preserva a estrutura que lhe garantiu o conceito máximo na avaliação do Ministério da Educação (MEC/CMB) e está amparado na tradição dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design da UniRitter. O curso oferece disciplinas específicas destinadas à formação de um profissional qualificado para atuar no universo da moda. O eixo do curso é constituído pelas disciplinas de Projeto de Moda, que abordam o desenvolvimento de coleções de vestuário com focos diferentes em termos de função e público, onde tecnologia e capacidade projetual são aplicadas de forma conjunta. O corpo docente inclui profissionais de renome no ambiente da moda, além de professores que já participam das habilitações de Design de Produto e Design Gráfico. A estrutura disponibilizada favorece o aprendizado teórico e prático. Laboratórios, oficinas e Ateliês são espaços adequadamente equipados para as atividades que complementam a formação do aluno, caracterizando a UniRitter como um centro de excelência em design.

Informações: https://www.uniritter.edu.br

UNIVALI – Balneário Camboriú – SC

Formar o bacharel em Design de Moda com conhecimentos técnico-científicos e culturais, princípios éticos e práticas interdisciplinares, para criar, gerenciar e desenvolver produtos, coleções e serviços de moda, articulando conceitos estéticos, simbólicos, ergonômicos, sustentáveis e produtivos, atento às inovações tecnológicas e comportamentais intervenientes no mercado da moda.

O bacharel em Design de Moda cria, gerencia e desenvolve produtos e coleção de vestuário, acessórios, calçados ou joias, articulando a pesquisa de moda, o planejamento, os processos de fabricação, transformação de matéria prima e a viabilidade técnica e produtiva dos produtos, baseado em referenciais socioculturais, estéticos, ergonômicos e de mercado.

O designer atua nas mais diversas áreas da indústria, do comércio e dos serviços, desde a criação de novos produtos até o gerenciamento de processos de produção, podendo abranger criação gráfica, fotografia, vídeo, modelagem, gestão de marketing, entre outras atividades.

Informações: https://www.univali.br


Espero que gostem da seleção e bons estudos! Beijos. Até a próxima quando falarei dos melhores cursos livres em moda.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s