Tiramisú: Aprenda a Fazer a Clássica Sobremesa Italiana

A receita consiste em camadas de biscoitos de champagne embebidos ao café solúvel, entremeadas por um creme à base de queijo mascarpone, creme de leite fresco, ovos, açúcar, vinho do tipo Marsala e polvilhadas com cacau em pó e café.

italian-food-2157246_1920.jpg

O meu doce favorito da culinária italiana, o tiramisú é uma sobremesa tipicamente italiana, possivelmente originária da cidade de Treviso, na região do Vêneto e que consiste em camadas de biscoitos de champagne, também chamados de biscoitos tipo inglês ou palitos a la reine (item este que pode ser substituído por pão de ló) embebidas em café (confeiteiros/as profissionais geralmente dão preferência ao uso do café solúvel, tipo Nescafé, por ele permitir maior precisão no controle da receita) entremeadas por um creme à base de queijo mascarpone, creme de leite fresco, ovos, açúcar, vinho do tipo Marsala e polvilhadas com cacau em pó e café. Mas a receita original comporta muitas variações.

Tempo de preparo 1 hora
Rendimento 10 porções

INGREDIENTES

  • 1 ½ xícara (chá) de mascarpone (cerca de 350 g)
  • 4 ovos
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • ¾ de xícara (chá) de café forte sem açúcar
  • ¼ de xícara (chá) de conhaque (ou o licor de sua preferência)
  • 30 unidades de biscoito champanhe caseiros
  • cacau em pó a gosto para polvilhar

MODO DE PREPARO

  1. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez, separando a clara da gema. Transfira as claras para uma tigela grande e as gemas para outra tigela média. Leve uma panela com um pouco de água ao fogo baixo para ferver – ela vai ser usada para aquecer as claras em banho-maria.
  2. Acrescente ¼ de xícara (chá) do açúcar às gemas e, com o batedor de claras acoplado ao mixer, bata até formar um creme claro. Junte o mascarpone e bata apenas para incorporar (se preferir, bata as gemas na batedeira ou utilize uma batedeira manual). Reserve.
  3. Junte o restante do açúcar às claras e encaixe a tigela na panela do banho-maria. Mexa com uma espátula até aquecer e o açúcar dissolver – cuidado para não coagular, com a espátula levante uma porção da mistura e, com a ponta dos dedos, verifique se as claras estão aquecidas sem grãozinhos de açúcar.
  4. Retire a tigela do banho-maria e, com o batedor de claras acoplado ao mixer, bata até o merengue formar picos. Adicione ⅓ do merengue ao creme de mascarpone e mexa bem com a espátula para incorporar. Junte o restante aos poucos, mexendo delicadamente, de baixo para cima. Reserve.
  5. Separe uma travessa retangular de cerca de 30 cm x 20 cm. Num prato fundo, misture o café com o licor.
  6. Molhe apenas um dos lados dos biscoitos no café com licor e transfira para a travessa, com o lado molhado virado para cima, um ao lado do outro até cobrir todo o fundo. Espalhe metade do creme sobre os biscoitos, cobrindo toda a superfície. Faça outra camada de biscoitos umedecidos e cubra com o restante do creme. Nivele com a espátula e leve à geladeira para firmar por pelo menos 6 horas (se preferir, monte a sobremesa, cubra com filme e deixe na geladeira de um dia para o outro).
  7. Na hora de servir, retire o tiramisu da geladeira e polvilhe com cacau em pó, passando por uma peneira fina.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s