Especial P√°scoa ūüźį| O Que √© Colomba Pascal?

Apesar da semelhança esse pão é bem diferente do Panetone que comemos no Natal

colomba-pascal-4

Entre as importantes tradi√ß√Ķes da P√°scoa, ao lado dos¬†ovos de chocolate¬†e¬†do¬†bacalhau da Sexta-feira Santa, est√° a¬†colomba pascal. E se voc√™ ainda acha que esse p√£o doce √© igual ao natalino panetone, saiba que n√£o.

Entenda como é feito o verdadeiro pão da Páscoa e conheça a história dessa receita.

A colomba

Em sua origem, a colomba √©¬†um¬†p√£o doce italiano¬†que leva raspas de laranja e laranja cristalizada na massa, tem o formato de uma pomba e, antes de ir ao forno, recebe uma cobertura de calda de a√ß√ļcar, laranja, claras e am√™ndoas

Sabe qual a diferença entre colomba pascal e panetone?

História

Segundo a lenda, o rei Alboino, que governou a Lombardia no século VI, tomou a cidade de Pavia e estava decidido a queimá-la, quando um padeiro com seu pão doce em formato de pomba da paz amenizou o furor do rei e o dissuadiu de prosseguir com a guerra. Era véspera do feriado da Páscoa, do ano de 572.

A lenda diz que o pão em formato de pomba da paz foi criado na cidade de Pavia

A lenda diz que o pão em formato de pomba da paz foi criado na cidade de Pavia 

Massa

A massa leva farinha, ovo, manteiga, a√ß√ļcar, fermento e √°gua. Os ingredientes s√£o os mesmos do panetone, mas mudam as propor√ß√Ķes ‚Äď a colomba leva mais manteiga, √°gua e a√ß√ļcar e por isso, fica¬†mais √ļmida. Por causa do formato, ela assa mais r√°pido e tem ponto delicado: se passar tempo a mais no forno, a cobertura amarga.

A massa da colomba √© mais √ļmida que a do panetone

A massa da colomba √© mais √ļmida que a do panetone¬†

O fermento

O fermento para faz√™-la √©¬†levain¬†(fermento natural) ‚Äď ou, v√° l√°, fazemos a concess√£o, fermento biol√≥gico. √Č isso que a define como p√£o (sempre que estiver na d√ļvida se est√° diante de um p√£o ou de um bolo, pergunte a receita. Se levar fermento biol√≥gico, √© p√£o. Se o fermento for qu√≠mico, √© bolo).

Tradicionalmente, a colomba é preparada com levain, o fermento natural

Tradicionalmente, a colomba é preparada com levain, o fermento natural

Recheio

Assim como costumes, as receitas tamb√©m variam ‚Äď e h√° quem coloque brigadeiro, doce de leite e outros recheios na colomba, em vers√Ķes que abrem m√£o da leveza, perdendo a chance de voar por a√≠. Mas a¬†verdadeira colomba pascal¬†s√≥ leva raspas de casca de laranja ou laranja cristalizada.

Raspas de casca de laranja ou laranja cristalizada: o recheio tradicional da colomba é bem mais simples do que os que vemos por aí

Raspas de casca de laranja ou laranja cristalizada: o recheio tradicional da colomba é bem mais simples do que os que vemos por aí 

Cobertura

Antes de ir para o forno, ela recebe uma camada de calda feita com a√ß√ļcar, am√™ndoa, raspa de casca de laranja e de casca de lim√£o. Quando a massa cresce, a cobertura se quebra, dando o aspecto craquelado tradicional da colomba.

A cobertura crocante é uma das características da colomba pascal

A cobertura crocante é uma das características da colomba pascal

De cabeça para baixo

Assim que a colomba pascal sai do forno √© virada de ponta-cabe√ßa. E fica virada at√© que esfrie, caso contr√°rio, afunda. Enquanto est√° quente, a massa caracterizada por grandes alv√©olos ‚Äď que √© como os padeiros chamam as bolhas que resultam de uma boa fermenta√ß√£o ‚Äď n√£o resiste nem ao peso da fina camada de calda de a√ß√ļcar que a cobre.

Para evitar que o pão afunde enquanto esfria, é colocado de ponta-cabeça assim que sai do forno

Para evitar que o pão afunde enquanto esfria, é colocado de ponta-cabeça assim que sai do forno 

Não é panetone

Colomba e panetone s√£o t√£o diferentes como os feriados em que s√£o consumidos. Se ningu√©m acha que P√°scoa √© Natal, por que confundir um p√£o doce robusto sem cobertura e cravado de passas com outro leve, coberto de a√ß√ļcar e de massa rajada de laranjas? A resposta est√° na hist√≥ria. Na primeira metade do s√©culo 20, o padeiro italiano Angelo Motta resgatou as duas receitas e passou a produzi-las de maneira comercial. O costume tamb√©m chegou em dupla ao Brasil, nos anos 1970. Na foto abaixo, um panetone.

Panetone, apesar das semelhanças, não é a mesma coisa que colomba

Panetone, apesar das semelhanças, não é a mesma coisa que colomba 


// EXPERIMENTEI E APROVEI

Resultado de imagem para colomba pascal bauducco mousse

Foto/Reprodução: Bauducco Colomba Mousse de Chocolate 800g

Como n√£o amar os produtos da Bauducco? Os melhores Panetones e Chocotones s√£o dessa marca e com a Colomba Pascal n√£o foi diferente. Cada peda√ßo uma sensa√ß√£o de “porque √£o experimentei isso antes”?

Sem título.png

Foto/Reprodução: Bauducco Colomba Mousse de Chocolate 800g

A colomba mousse √© um produto de textura macia, massa escura, acrescido de gotas sabor chocolate ao leite com recheio sabor mousse de chocolate, cobertura sabor chocolate ao leite e riscas sabor chocolate branco. Simplesmente irresist√≠vel. Para informa√ß√Ķes nutricionais e ingredientes clique aqui!

O produto custa em média R$ 25,00, mas comprei na loja física do Comper por R$ 21,99.


Hoje estamos finalizando nosso Especial P√°scoa ūüė¶ Foi muito bom escrever durante um m√™s com dicas de DIY, Receitas, D√©cor sobre a data mais chocolatuda do ano. Desejo uma Feliz P√°scoa cheio de amor, paz e muito chocolate.

Então meninas dostaram do post de hoje? Deixe aqui nos comentários e compartilhe esse post nas suas redes sociais para ajudar na divulgação do nosso blog. No Instagram do Blog todos os dias sai uma dica que não está aqui no blog. Aguardo vocês lá. Beijos. Até a próxima.

Deixe um coment√°rio

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s