O Que Fazer no Final de Semana em Brasília?

“Meu Deus, mas que cidade linda… Faroeste Caboclo – Legião Urbana

170617-FM-cenas-da-cidade-033_-840x560.jpg

Olá meninas tudo bem?

Atendendo ao pedido da minha amiga e seguidora Jéssica Rayanne (aproveita e segue ela no Instagram) estou fazendo um post ou melhor um guia turístico para vocês visitarem a cidade de Brasília.

Já havia escrito algumas programações para feriados e FDS em cidades próximas a Brasília, mas ainda não tinha escrito sobre a minha cidade. Como pode? Morando aqui há mais de 20 anos e nunca tinha escrito sobre os pontos turísticos que vocês podem conhecer.

Por isso fiz um guia para um “bate e volta” de três dias. Bora lá:

+ LEIA MAIS | Os 6 Melhores Restaurantes na Beira do Lago Paranoá – BsB

Como nós sabemos Brasília é a capital federal do Brasil e sede do governo, ou seja, é aqui que os políticos se reúnem para debater o que é melhor para o nosso país. Tirando o lado político, Brasília é uma linda cidade projetada por Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, Joaquim Cardoso e muitos outros arquitetos e engenheiros participaram da sua construção.

Brasília não é uma grande São Paulo, mas é cheia de pontos turísticos de graça e pago. Para quem vem de fora com certeza vão se surpreender com tanta beleza.

Se eu for falar sobre a história e o quanto amo essa cidade vou ter que escrever um livro (risos). Como o foco é o que fazer no FDS vou pular essa parte. Mas vale muito a pena ler sobre a cidade né já que é a nossa capital.

// O que fazer em um final de semana em Brasília?

Bom, para começar se você que vem de fora precisa de um lugar para se hospedar e claro como fazer para se locomover pela cidade.

Para se hospedar eu aconselho procurar por reservas e preços no Airbnb ou no Booking. Ideal é se hospedar no Setor Hoteleiro já que fica mais fácil se locomover.

A forma mais indicada de passear pela cidade é de carro, pois os pontos turísticos são longes uns dos outros e também por que o sol é de rachar. Se você vier de carro ótimo, mas se vier de avião ou de ônibus você pode alugar um carro, pegar um táxi, Uber ou ônibus (aqui temos os executivos e os circulares).

// Onde comer em Brasília?

Brasília tem uma, vamos dizer assim, diversidade alimentar. Aqui tem sabores para todos os gostos: desde nacional a internacional também. Você pode comer nos  restaurantes próximo ao Setor Hoteleiro ou nos Shopping.

+ LEIA MAIS | Os 6 Melhores Restaurantes na Beira do Lago Paranoá – BsB

// O que levar para os passeios?

Como já havia dito que o sol de Brasília é muito forte o ideal é sair do hotel com protetor solar, boné/chapéu, água e claro, a câmera fotográfica. Vamos passear? Confira a nossa seleção de Pontos Turísticos:

❖ Esplanada dos Ministérios

pontos turísticos brasília esplanada dos ministérios

Esplanada dos Ministérios vista da Torre de TV

Aqui é onde tem a maior concentração dos pontos turísticos de Brasília. A Esplanada dos Ministérios é dividida pelos prédios dos ministérios, Museu da República, Biblioteca Nacional, Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida ou apenas Catedral de Brasília, Teatro Nacional, Palácio do Itamaraty onde fica o Ministério das Relações Exteriores, Palácio da Justiça, com cascatas caindo da parede, Congresso Nacional, com as famosas cúpulas invertidas, onde acontecem as reuniões do Senado e da Câmara dos Deputados.

❖ Praça dos Três Poderes

Resultado de imagem para praça dos tres poderes

Logo ali atrás do Congresso Nacional fica a Praça dos Três Poderes. Ela recebe esse nome porque ali estão representados os três poderes brasileiros: o Palácio do Planalto (poder Executivo), o Supremo Tribunal Federal (poder Judiciário) e o Congresso Nacional (poder Legislativo).

  • Supremo Tribunal Federal também está aberto para visitas guiadas. A visita é muito interessante, mas para um fim de semana também pode ser que o tempo seja curto. Se você fizer questão da visita, pode agendar previamente ou entrar em um grupo na hora. Veja mais informações aqui.
Resultado de imagem para supremo tribunal federal

Supremo Tribunal Federal

  • Palácio do Planalto também pode ser visitado, mas apenas aos domingos. O ponto alto do tour é a visita ao gabinete do presidente do Brasil. Veja mais sobre as visitas públicas aqui. Do lado de fora, na rampa, geralmente ficam os soldados Dragões da Independência. Se conseguir, veja a troca de guarda que acontece há cada 2 horas e é bem interessante.
Resultado de imagem para palácio do planalto

Palácio do Planalto

  • Outros destaques da praça são as esculturas “Os Candangos” e “A Justiça”. A famosa escultura “a Justiça”, representada com os olhos vendados, fica em frente ao Supremo Tribunal Federal. A escultura “os Candangos” fica na outra extremidade da praça e homenageia os muitos trabalhadores que construíram Brasília, chamados de candangos.
Resultado de imagem para supremo tribunal federal

A Justiça

Resultado de imagem para os candangos de bruno giorgi

Os Candangos

  • A gigante Bandeira Nacional, que fica em um mastro de 100 m, também é outro ponto turístico de Brasília que fica na região da Praça dos Três Poderes. Todo primeiro domingo do mês acontece a cerimônia de troca da bandeira, com a presença de representantes de todas as forças armadas brasileiras.
pontos turísticos brasília bandeira nacional

Bandeira Nacional

  • Outra atração turística de Brasília que fica na praça é a maquete de Brasília do Espaço Lúcio Costa. O lugar pode até passar despercebido porque é acessado por uma escada que desce para o subsolo, na própria praça. O ruim é que o espaço nem sempre está aberto mas não custa tentar. A maquete é enorme e dá para ver direitinho todos os setores de Brasília e o desenho de avião do Plano Piloto.

 

pontos turísticos brasíliaespaço lúcio costa

Espaço Lúcio Costa

❖ Palácio da Alvorada

Resultado de imagem para palácio da alvorada

Palácio da Alvorada

Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente do Brasil (onde atualmente está morando o lixo do Bolsonaro) e que fica a cerca de 4 km da Praça dos Três Poderes. Curiosos podem agendar uma visita ao Palácio da Alvorada via internet. Elas ocorrem às quartas-feiras, das 14h30 às 16h50, com entrada a cada 20 minutos, acompanhadas sempre por um profissional de relações públicas. O roteiro inclui hall de entrada, capela, salão de evento, biblioteca, salão nobre, sala de música, salão de banquetes e jardins. Mais informações aqui.

❖ Lago Paranoá/Ponte JK

o que fazer em brasília ponte jk

Ponte JK e Lago Paranoá

Muitos brasilienses e turistas almoçam no restaurante Mangai. Apesar de ser originalmente do nordeste, a unidade de Brasília é super tradicional e muito frequentada pelos brasilienses. O restaurante por quilo tem temática nordestina e oferece uma vasta opção de pratos e sobremesas deliciosas. Não deixe de experimentar a cocada de colher, dos deuses!

Além de uma boa comida há uma vista magnífica do Lago Paranoá. Mas se você não gosta de comida nordestina tem muitos outros restaurantes e bares na beira do lago. Você pode ver aqui!

Pertinho do Mangai fica a Orla da Ponte JK, onde você pode conferir o visual lindíssimo da ponte e do lago Paranoá, duas atrações imperdíveis dos pontos turísticos de Brasília.Ali você também consegue fazer alguns esportes aquáticos como alugar caiaque e stand up paddle.

❖ Pontão do Lago Sul

o que fazer em brasília pontão lago sul

Fim de tarde no Pontão do Lago Sul

Daqui você pode ver o pôr do sol mais lindo do país. O Pontão do Lago Sul é um espaço gratuito com estacionamento e uma orla super gostosa para um passeio na beira do Lago Paranoá. A área tem um gramado, bancos, parquinho para crianças e um jardim bem cuidado rodeado por bares e restaurantes. Muitas lanchas e jet skis também param por ali. Um passeio super agradável para um fim de tarde em Brasília.

❖ Parque da Cidade

Imagem relacionada

Parque da Cidade / Nicolândia Center Park

Para finalizar o passeio pela cidade que tal relaxar de baixo das árvores do Parque da Cidade? O Maior parque de Brasília e trata-se de um dos principais e mais extensos centros de lazer ao ar livre da cidade, concentrando quadras de esportes, lagos artificiais, parque de diversões, centro hípico e pistas de caminhada, patinação e ciclismo. O parque é considerado patrimônio de Brasília.

Você pode se divertir no parque de diversão Nicolândia.

Nicolândia

Do Parque da Cidade você pode visitar a Torre de TV com entrada gratuita, tirar aquela foto clássica na “Eu Amo Brasília”, aprecie a Fonte Luminosa e termine dando uma circulada na Feirinha de Artesanato.

Este slideshow necessita de JavaScript.

❖ Ermida Dom Bosco

Resultado de imagem para ermida dom bosco

A Ermida Dom Bosco é um tradicional monumento e ponto turístico de Brasília, situado junto à QI 29 no Lago Sul.

O monumento na verdade é uma pequena capela construída em homenagem ao homem que lhe dá nome e que foi beatificado pelo Papa em 1962. Tem a forma de uma pirâmide de base inclinada, é revestida em mármore branco e possui uma cruz metálica no topo. Foi projetada por Oscar Niemeyer e construída sobre uma plataforma de lajes às margens do Lago Paranoá.

Tem uma tipologia moderna, mas é um monumento bem simples, sem muitos ornamentos. Inaugurado em 4 de maio de 1957, o local é o primeiro templo de Brasília e oferece uma vista privilegiada de todo o Plano Piloto, com destaque para o Palácio da Alvorada, o Eixo Monumental e a Esplanada dos Ministérios.

Sua localização não é aleatória. Está no ponto de passagem do paralelo 15º, com o qual Dom Bosco teria sonhado em 1883. No sonho, ele via que entre os paralelos 15º e 20º estaria situada a capital brasileira. Dentro do templo, está a imagem do profeta esculpida em mármore pelos irmãos Arreghini, da Itália, trazida em uma procissão fluvial em 1962.

No Parque Ecológico Ermida Dom Bosco é possível a prática de vários esportes e a caminhada com o visual deslumbrante do Lago Paranoá.

Endereço: Estrada Parque Dom Bosco, próximo à Barragem do Paranoá
Telefone: (61) 3367-4505 e 3367-2000
Horário: Diariamente, das 6h ás 22h

❖ Templo da Boa Vontade

Resultado de imagem para templo da boa vontade

Localizado em uma região de fácil acesso, o Monumento é ponto de partida e de chegada para moradores e para aqueles que visitam a capital brasileira.

Templo da Boa Vontade e ParlaMundi, da LBV:
SGAS 915 – Lotes 75/76
CEP 70390-150
Brasília/DF
Telefones: (61) 3114-1070

❖ Setor Militar e Praça dos Cristais

Imagem relacionada

Praça dos Cristais

O Setor Militar Urbano, mais conhecido na cidade como ‘SMU’, é um local que você precisa se programar para ir. Além de casas e alojamentos militares onde residem integrantes do Exército e seus familiares, por lá também algumas praças batizadas com nomes de grandes artistas. As praças possuem um grande coreto ao centro e diversos bancos espalhados ao redor. Tom Jobim, Cora Coralina, Rubem Braga e Ayrton Senna são os nomes escolhidos para cada praça.

Praça Tom Jobim

praça

E é lá no SMU quem você também encontra a belíssima ‘Praça dos Cristais’ projetada pelo paisagista Burle Max. A escultura de concreto no formato de cristais fica posicionada em cima de um espelho d’agua com peixes. Você pode atravessar a fonte por um caminho de concreto feito para o público interagir com a obra. Excelente point para tirar fotos. . A escultura foi inspirada na cidade ‘Cristalina – GO’.

Praça dos Cristais

praça

praça

Como se trata de um local com as instalações do Exército, é completamente proibido barulho excessivo na região. A área é toda monitorada por guardas.

Vale a pena o passeio e conhecer essa área tão bonita e tão bem cuidada, e acompanhar de perto a rotina dos integrantes do exército. É lá que ocorre o alistamento militar obrigatório ao jovem com 18 anos.

policiaex
Endereço: Praça cívica do Quartel General do Exército – Setor Militar Urbano – Brasília
(acesso pelo final do Eixo Monumental sentido shopping popular (antiga rodoferroviária).

❖ Jardim Botânico de Brasília

Resultado de imagem para jardim botanico brasilia

O Jardim Botânico de Brasília foi fundado no dia 8 de março de 1985, apesar de sua área já está em parte delimitada desde a construção da cidade. Foi o primeiro Jardim Botânico do Brasil com um ecossistema predominante de cerrado.

Possui uma área de cerca de 5.000 hectares, dos quais 526 hectares[1] são abertos à visitação, com plantas nativas e exóticas devidamente identificadas, além de uma trilha ecológica com 4.500 metros.

Horários e Ingressos

O Jardim Botânico de Brasília abre suas portas para visitação pública de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

A entrada custa R$ 5 (cinco reais) por pessoa. Pagamento somente em dinheiro.

Crianças até 12 anos incompletos, idosos a partir dos 60 anos e portadores de necessidades especiais são isentos do pagamento da taxa.

Às segundas-feiras o JBB fecha para manutenção.

O acesso a pedestres e ciclistas é gratuito de terça-feira a domingo, das 7h30 às 8h59.

❖ Torre de TV Digital

Resultado de imagem para torre de tv digital

O mais jovem monumento de Brasília, a Torre de TV Digital foi inaugurada no dia 21 de abril de 2012, quando a cidade comemorou 52 anos de existência. O projeto, que lembra uma “flor do cerrado”, como foi apelidada, é o último edificado de Oscar Niemeyer antes de falecer em 5 de dezembro de 2012. A obra está localizada no Setor Habitacional Taquari, parte da Administração Regional do Lago Norte, onde estão sendo instaladas antenas que enviarão sinais digitais para toda a região.

O monumento tem 170 metros de altura – 120m de concreto e 50m de estrutura metálica. Nas laterais, há duas cúpulas de vidro. A mais alta está a 80m do chão, onde há um projeto para um bar-café. A parte mais baixa, com 60m, já está aberta a visitação e destina-se para exposições sazonais.

*A visitação está suspensa temporariamente por motivos de manutenção.

// Mapa Turístico de Brasília

Resultado de imagem para mapa turístico de brasília

“plenarinho.leg.br – Câmara dos Deputados” 

Você pode visualizar o mapa aqui!

*Em breve a segunda parte desse post porque Brasília tem muitos pontos turísticos que até eu desconhecia.

 


E aí meninas gostaram do post de hoje? Deixe aqui nos comentários e compartilhe esse post nas suas redes sociais para ajudar na divulgação do nosso blog. No Instagram do Blog todos os dias sai uma dica que não está aqui no blog. Aguardo vocês lá. Beijos. Até a próxima.

Um comentário sobre “O Que Fazer no Final de Semana em Brasília?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s