Como Limpar Mofo de Bolsas, Sapatos e Jaquetas de Couro?

Você vai ver que é muito fácil eliminar o mofo

098250967e85ecc4db74b447a061fc7d

O friozinho chegou (inverno mesmo só no dia 21 de junho) é hora de colocar em uso as roupas mais quentinhas. Portanto as jaquetas, os casacos, os sapatos e outras peças de couro podem estar com manchas ou cheiro de mofo por terem ficado guardadas no armário desde o verão. Mas nossa equipe do Blog Beijos, Blues & Poesia pesquisou para ajudar a você se livrar do mofo e não do casaco, bolsa ou sapato que é bem desagradável, principalmente para pessoas alérgicas. Veja a seguir algumas dicas de como tirar manchas e cheiro de mofo do couro.

Limpeza

Para limpar jaquetas, casacos, cintos, bolsas e sapatos de couro com manchas ou cheiro de mofo, umedeça um pano limpo com vinagre de álcool branco e passe em toda a peça, limpando bem. Deixe arejar por 2 horas na sombra, em local ventilado, nunca ao sol. Em seguida, hidrate o couro.

Hidratação do couro

Umedeça um pano limpo e seco com óleo de amêndoas ou vaselina líquida e passe em toda a superfície da peça. Deixe absorver por mais ou menos 15 minutos, depois com um pano limpo e seco, retire o excesso de óleo.

Para garantir a boa aparência das suas peças de couro, hidrate-as a cada 6 meses.

Peças muito danificadas

Se a peça estiver muito danificada pelo mofo ou bolor, o ideal é levá-la a uma lavanderia especializada, pois essas dicas caseiras talvez não resolvam.

Armazenamento das jaquetas e casacos de couro

No armário, para proteger as peças de couro do pó, guarde-as sempre em capas de tecido ou TNT, que permitem que o couro “respire”. Nunca use capas de plástico, pois deixam a roupa abafada e mais propensa ao bolor.

Sempre que usar uma jaqueta ou casaco de couro, deixe-o fora do armário por uma noite inteira antes de guardá-lo.

Durante o ano, lembre-se de tirar as peças do armário e colocá-las para arejar a cada 3 meses, na sombra, nunca ao sol.

# Importante: não use aqueles potinhos anti-mofo que têm cloreto de cálcio no interior, em armários onde você guarda roupas e sapatos de couro. O efeito pode ser o contrário do esperado e as peças podem manchar. Aquela água que se forma no pote produz gases que atacam o couro, gerando as manchas.

Evitando o mofo e deixando o armário perfumado

  • Dentro do armário use sachês antimofo ou use giz de lousa para absorver a umidade. Basta colocá-los em potinhos plásticos sem tampa nos cantinhos. De tempos em tempos, verifique se estão úmidos, seque-os no forno e use novamente.

antimofo

  • Para manter o armário perfumado, use sachês feitos com sagu.

Sachê de Sagu (by Marilu Bandeira, site Mais Você)

5 Lembrancinhas de Casamento Que Custam Até 1 Real | Revista Artesanato

  • 25 ml de essência de sua preferencia (lavanda, alecrim, etc)
  • saco de TNT
  • 500 g de sagu de mandioca

Modo de fazer:

Misture os ingredientes e coloque um pouquinho nos saquinhos e amarre com fita de cetim. Seu armário fica cheiroso e protegido.


E aí meninas gostaram do post de hoje? Deixe aqui nos comentários e compartilhe esse post nas suas redes sociais para ajudar na divulgação do nosso blog. No Instagram do Blog todos os dias sai uma dica que não está aqui no blog. Aguardo vocês lá. Beijos. Até a próxima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s