Especial Natal ūüéĄ Harmoniza√ß√£o simples e pr√°tica de vinhos

Os pratos da ceia de Natal pedem tipos específicos de vinhos. Saiba com qual bebida as carnes harmonizam, qual é o ideal para o panetone e também para os aperitivos

jeff-siepman-hK9hIPgF3QU-unsplash

Pernil, peru, bacalhau…¬†Apesar de os¬†pratos de Natal¬†se repetirem todo final de ano, h√°, ainda, quem erre na hora de combin√°-los com a bebida. Para evitar esse mico, que pode arruinar a¬†ceia de Natal,¬†fizemos um post com harmoniza√ß√£o simples e pr√°tica que todo mundo vai conseguir aplic√°-la nas festas de fim de ano.¬†No ano passado eu fiz um post com harmoniza√ß√£o de vinho para¬† a ceia natalina, por√©m surgiram d√ļvidas ent√£o nesse novo post serei o mais breve poss√≠vel.

+¬†Especial Natal ūüéĄ| Aprenda a Escolher um Bom Vinho

Peru e outras aves assadas

Para n√£o errar aposte no vinho tinto na harmoniza√ß√£o. Al√©m de usar a bebida para umedecer o peru deixando-o mais macio e saboroso, o vinho tinto harmoniza super bem com a carne, por√©m se ainda sentir d√ļvida opte pelo vinho tinto suave. O vinho tinto suave √© o queridinho da mesa brasileira. N√£o tem como errar.

Pernil, lombo e outras carnes de porco

Em geral a carne suína tem sabor delicado, mas pode ser gordurosa então é harmonizada com uma bebida com acidez bem presente e textura média, como o espumante, mas harmoniza também com outros vinhos tipo brancos mais leves, rosés delicados (como os da Provença) e tintos leves (como os Pinot Noirs).

Bacalhau

Com sabor forte, com toque salgado e bastante gordura, o bacalhau pede vinhos com mais intensidade de sabor e uma acidez elevada, isto é, harmoniza melhor desde um espumante até os vinhos brancos de grande estrutura.

Arroz com passas

O clássico dos clássicos. Há quem goste e quem detesta, mas se você está no time de quem gosta e não pode faltar no Natal vá de espumante. A acidez do espumante harmoniza super bem com as uvas passas e o arroz.

Salpic√£o

√Č um prato de sabor muito peculiar, pois cada um faz de um jeito. Mas, com base na receita mais popular ‚Äď que leva frango, cenoura, piment√Ķes, seleta de legumes, passas, creme de leite e, algumas vezes, batata palha ‚Äď, cheia de sabores, invista em Merlots, Syrahs, Chardonnays e Rieslings. Opte, tamb√©m, por r√≥tulos mais leves, como os Cabernets Sauvignon da Calif√≥rnia.

Nozes e castanha

Os vinhos de entrada, como os espumantes e rosés, são excelentes para acompanhar esse momento de petiscos.

Panetone

O maior clássico do final de ano, feito com frutas cristalizadas, é normalmente harmonizado com os doces espumantes Moscatel. Se o panetone for de chocolate, os vinhos do Porto tintos ou o francês Banyuls são as melhores escolhas. Na época da páscoa escrevi um post sobre harmonização de vinhos com chocolate. Para quem quer aprofundar no assunto vale clicar.

Rabanada

Sobremesa pede vinho de sobremesa. Os vinhos de sobremesa s√£o vinhos com alto teor de a√ß√ļcar proveniente das pr√≥prias uvas que passam por um processo tardio de colheita ou ressecamento acelerado por agentes biol√≥gicos, conhecido como podrid√£o nobre. As sobremesas em geral harmoniza√ß√£o melhor com o vinho do Porto.

‚ÄĒūü饂ÄĒ

E aí meninas gostaram do post de hoje? Deixe aqui nos comentários e compartilhe esse post nas suas redes sociais para ajudar na divulgação do nosso blog. Para ver outros posts de Natal acessem no nosso Especial de Natal. No Instagram do Blog todos os dias sai uma dica que não está aqui no blog. Aguardo vocês lá.

Beijos. Até a próxima.

Deixe um coment√°rio

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s