Especial Natal ūüéĄ Saiba como n√£o desperdi√ßar comida nesse Natal

Planeja sua ceia com antecedência, o meio ambiente e seu bolso agradecem

Receita-Ceia-Natal-iStock-g

H√° um m√™s do Natal j√° est√° na hora de come√ßar a planejar os preparativos para a ceia. H√° quem come√ßa o planejamento mais cedo (assim como eu que sou muiiiito ansiosa e quero que saia como o planejado ent√£o come√ßo bem cedo a pensar na data) e quem deixa para a √ļltima hora, mas o melhor √© voc√™ ir as compras para a ceia uma semana antes assim os supermercados est√£o tranquilos, pois quando vai se aproximando fica uma muvuca.

Outro ponto importantíssimo de você planejar as festas de fim de ano é as sobras de comida. Mesmo planejando sobra uma quantidade espantosa de comida, que pode ter como destino as latas de lixo. Esse desperdício todo afeta não somente o seu bolso, mas causa também tristes impactos ambientais, tanto na produção como no descarte desses alimentos.

Para evitar toda essa perda desnecessária de comida, o portal The Conversation separou 5 dicas de consumo consciente dos alimentos neste Natal. Veja só:

1. Planejamento é tudo!
A primeira raz√£o para o desperd√≠cio de comida √© a falta de planejamento. Com medo de que falte alguma coisa, as pessoas acabam exagerando nas compras e fazendo uma quantidade desproporcional de comida em rela√ß√£o ao n√ļmero de pessoas que ir√£o consumi-las.¬†Se voc√™ achar que precisa ter uma reserva de suprimentos, opte por ingredientes que tenham uma vida √ļtil maior. Esque√ßa os perec√≠veis!

2. Faça uma lista de compras e não fuja dela!
Antes de ir ao supermercado ou mesmo de fazer as compras online, tenha a certeza de que você tem uma lista em mãos com tudo o que você precisa. E a parte mais importante é: não fuja dela! Sabendo o que precisa comprar, você evita gastos impulsivos e desnecessários. Garanta ainda que as compras que você está realizando, especialmente de perecíveis, estarão em bom estado na data que for utilizá-las.

3. Saiba guardar os alimentos corretamente
Cada alimento possui uma maneira ideal de armazenamento. Dessa forma, é importante ficar atento a alguns cuidados. A maior parte das frutas, vegetais e comidas que já foram preparadas não duram por muito tempo. A geladeira é um bom meio de acondicionar esses itens para manter a sua comida em bom estado por mais tempo, mas não se engane: até na geladeira a comida estraga. Fique de olho!

4. N√£o cozinhe demais
Pode até parecer óbvio, mas é sempre bom ressaltar: reserve um tempo para calcular quantas pessoas vão compartilhar essa refeição. Não cozinhe em excesso. Isso vai te custar mais e não será bem aproveitado. Calcule essa quantidade de alimentos para não fazer seus convidados comerem demais nem saírem da mesa com fome.

5. Use a criatividade para lidar com as sobras do Natal
Por mais que voc√™ se esforce, sempre vai restar um pouco de comida. Certifique-se de que voc√™ est√° guardando todas essas sobras da maneira correta. Se a quantidade for muito mais do que seu corpo √© capaz de aguentar, convide alguns amigos para que eles te ajudem nessa miss√£o. O momento pode ser agrad√°vel para todos. √Č poss√≠vel tamb√©m usar essas sobras em diferentes receitas. Use a sua criatividade! Assim, voc√™ ter√° economizado dinheiro e ajudado a salvar o planeta, ao mesmo tempo.

Quer se organizar e fazer a quantidade certinha para ceia? a¬†Yoki¬†desenvolveu uma calculadora online que permite incluir a quantidade de convidados adultos e crian√ßas, escolher o tipo de comemora√ß√£o e o card√°pio que ser√° oferecido. Depois de fornecer as informa√ß√Ķes, a ferramenta informa a quantidade ideal para n√£o faltar (e nem sobrar!) comida na¬†ceia. Curtiu a ideia?¬†Clique aqui para calcular.¬†

Dicas para montar o card√°pio da ceia de Natal

Entradas
Uma boa pedida  é um mix de castanhas típicas da ceia natalina, queijos, pães acompanhados de um bom vinho.

Carnes 
Não podem faltar carnes saborosas na sua mesa de Natal como o pernil, peru ou até um lombo que é mais leve.

Dica: geralmente uma pessoa come 200 gramas de carne durante a ceia.

Prato principal
O arroz é indispensável! Pode ser um bem cremoso para surpreender os convidados ou o arroz à grega, super coloridos com frutas secas. A farofa também vai bem com tudo, fato. O salpicão também é must have e vai bem com diversas carnes, seja branca como aves ou peixe, ou vermelha como o pernil e chester.

Dica: para carboidratos, calcule que cada pessoa coma 150g (como farofa e arroz).

Bebidas
Espumante e/ou vinho tinto são a pedida! Normalmente o que comemos no Natal são carnes mais claras e elas combinam com essa bebida bem geladinha e a cara do verão.

Dica: para bebidas não alcoólicas, calcule que cada convidado bebe 500ml. Já alcoólicas, depende da animação de cada família, mas em geral (para não faltar): 1 garrafa de champanhe para cada duas pessoas, e se for vinho 1 garrafa de vinho para cada 4 pessoas.

Sobremesa
Para encerrar a ceia, as¬†frutas¬†s√£o op√ß√Ķes mais leves, j√° que a comilan√ßa √© grande. E, al√©m de supertradicional, elas deixam a mesa colorida e bonita. E n√£o pode faltar um¬†panetone, n√©? D√° at√© para servir acompanhado de um sorvete e enfeitar com nozes. A tradicional rabanada e o chocolate complementam e variam a ceia j√° que nem todo mundo gosta das mesmas coisas.

* Se sobrar alimentos porque voc√™ n√£o re√ļne a fam√≠lia e distribui nas ruas? Tem muita gente que n√£o tem o que comer. Elas v√£o ficar muito grata pela sua atitude.

‚ÄĒūü饂ÄĒ

E aí meninas gostaram do post de hoje? Deixe aqui nos comentários e compartilhe esse post nas suas redes sociais para ajudar na divulgação do nosso blog. Para ver outros posts de Natal acessem no nosso Especial de Natal. No Instagram do Blog todos os dias sai uma dica que não está aqui no blog. Aguardo vocês lá.

Beijos. Até a próxima.

Deixe um coment√°rio

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s