Deixou para a última hora? Veja o que não pode faltar na Ceia de Natal! 🎄

Depois que vocês verem essas dicas a festa vai sair bem organizada

christmas-3016954_1920

Como todo Natal os brasileiros deixam para última hora esse ano não poderia ser diferente 😅. Parece que deixar as compras da ceia e os presentes para última hora é uma tradição no Brasil então para lhe ajudar confere o que não pode faltar na Ceia de Natal.

Lembre-se de ficar atenta aos horários de fechamento dos supermercados e do shopping e claro que alguns ingredientes podem estar esgotados então esteja preparada para substituí-los. Por exemplo não achou peru substitua por outra ave natalina o que vale é a família está reunida.

Então vamos as dicas:

+ LEIA MAIS | Guia Básico de Vinhos: Entenda os Tipos e as Diferenças Entre Eles

christmas-table-1909797_1920

Convidados

Saber a quantidade é essencial para que você não faça nem comida de mais nem de menos. Ideal convidá-los com antecedência.

christmas-table-1926936_1920

Cardápio

O mais gostoso da festa 😂 . Esse deve ser organizado com antecedência. Aqui no blog estarei disponibilizando receitas fáceis para vocês escolherem. Definir a carne que irá servir como prato principal, os acompanhamentos e o vinho é essencial para uma linda ceia. Algumas empresas faz a sua ceia então você deve decidir se irá fazer por conta própria ou encomendar.

+ Entenda a Diferença do Champagne Para o Espumante

Vinho

red-wine-1129189_1920.jpg

A bebida oficial das celebrações cristãs, não poderia faltar no Natal. Veja aqui como escolher um bom vinho.

Entrada – Torradinhas

1679135.jpg

Antes de servir a ceia, invista em aperitivos saborosos e fáceis de fazer. No Natal de 2017 eu estive em uma ceia que servirão torradinhas de alho. Quando falaram que era de alho eu não curti muito a ideia, mas depois que experimentei até que gostei, porém não é legar você ficar comendo várias torradinhas porque fica com bafo de alho. Lembre-se que na ceia vocês vão poder experimentar de tudo um pouco então manera na entrada. Veja como fazer aqui.

Agora, se você quer impressionar os amigos e familiares que tal servir torradinhas com patê de atum com ricota, anchovas e alcaparras. Veja como fazer aqui.

Carne

ceia-de-natal

Hoje há uma variedade de carnes que são tradicionais da ceia natalina entre elas as mais consumidas neste dia é tender, chester, peru, lombo e bacalhau. Sim, não só na Páscoa se come bacalhau o peixe típico da Sexta-Feira Santa também faz muito sucesso no final do ano no Natal e no Ano Novo.

Porém, na minha família servimos o peru acompanhado de arroz, farofa, salpicão e salada que veremos a seguir. Acho que o peru combina mais com o Natal. Não sei bem como explicar o porque, mas acho que desde que a gente começou a comprar para o Natal virou marca registrada da nossa família.

Vamos entender um pouco das carnes:

Peru: mais tradicional impossível, o peru é uma delícia e combina com farofa e frutas secas.  Veja como fazer aqui.

Resultado de imagem para peru de natal"

Peru

Chester: é uma ave muito parecida com o peru, porém tem uma carne ainda mais suculenta. Comi apenas em um natal lá em 2006 e a carne era muito seca. Espero que ela seja realmente suculenta agora que já passou vários anos. Veja como fazer aqui.

Resultado de imagem para chester"

Chester

Tender: carne suína defumada. Há quem diga que parece uma bola de mortadela, mas não sei nunca provei. Veja como fazer aqui.

Resultado de imagem para tender"

Tender

Lombo assado: carne suína rápida de fazer e muito saborosa. Outra carne que nunca provei no Natal. Acho que as aves combinam mais com o a ceia natalina. Veja a receita aqui.

1682652.jpg

Bacalhau: nem só na Páscoa o bacalhau faz sucesso. Apreciado também nas refeições natalinas, o peixe tem uma delicadeza e combina perfeitamente para a data especial. Veja a receita aqui.

Resultado de imagem para bacalhau natal

Bacalhau de Natal

Acompanhamento – Salpicão

1682679.jpg

Salpicão

Prato típico brasileiro. É uma mistura de ingredientes crus e cozidos. As receitas são bem variadas, mas a maioria delas terão a maionese, cenouras, batatas, pimentão de várias cores, carne de frango ou peru, salsão e pimenta, além de frutas como abacaxi, cereja, maçã verde e uva passa. Veja a receita aqui.

Acompanhamento – Arroz Natalino

Resultado de imagem para arroz natalino

Arroz natalino

O arroz é um acompanhamento que não pode faltar na ceia natalina. Geralmente ele é feito com uvas passas, mas existem outros tipos, tais como arroz à gregaarroz de forno, arroz com nozes, castanha e caju, etc. Veja a receita aqui.

Acompanhamento – Farofa

Resultado de imagem para farofa natalina

Farofa

A farofa natalina pode ser variada e repleta de ingredientes, com farinha de mandioca, farinha de milho, pode ser frita na manteiga ou no azeite, com amêndoas, frutas secas, bacon, nozes, etc. Veja a receita aqui.

Acompanhamento – Salada

salada

Vale a tradicional salada que a gente come durante o ano ou incrementar com frutas fica uma delícia. Veja a receita aqui.

Acompanhamento – Lasanha

meal-2069021_1920.jpg

Um dos pratos que ganhou destaque na ceia de Natal é a lasanha. Deliciosa, suculenta e muito simples de fazer. Veja a receita aqui.

A mesa 

table-1930862_1920.jpg

Uma mesa bonita enche os olhos. Para a mesa escolha utensílios com as cores do Natal e objetos de decoração como velas, anjinhos, bolas de natal e por aí vai. Use a criatividade na hora de arrumar a mesa para  ceia. Coloquei algumas imagens no post para inspirações.

Local 

daeun-kim-qIcmpJOVRoQ-unsplash.jpg

Escolha um lugar bem bonito da casa e arrume a mesa. O ideal é ter uma mesa que caiba todos, mas se não der aluga mesas e cadeiras extras o importante é todos os convidados se sentirem bem a vontade. Não se esqueça da faxina no dia anterior.

—🎄—

E aí meninas gostaram do post de hoje? Deixe aqui nos comentários e compartilhe esse post nas suas redes sociais para ajudar na divulgação do nosso blog. Para ver outros posts de Natal acessem no nosso Especial de Natal. No Instagram do Blog todos os dias sai uma dica que não está aqui no blog. Aguardo vocês lá.

Beijos. Até a próxima.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s