Especial R√©veillon ūü•ā Aprenda a Diferen√ßa Entre Champanhe, Cava, Prosecco e Outros Vinhos Espumantes

Nem tudo que borbulha é champanhe. Descubra por que

clarinta-subrata-kL5Ir1r9Ws0-unsplash.jpg

Vimos que o Natal combina com o vinho tinto, pois na tradição representa o sangue de Cristo já o Ano Novo combina com um vinho espumante. Mas a verdade é que muita gente não sabe a diferença de um champanhe para outros vinhos desse tipo.

Antes de tudo, √© importante entender que o espumante √© elaborado a partir de duas fermenta√ß√Ķes alco√≥licas. A primeira √© a mesma que se faz para produzir um vinho comum. A segunda, a que propicia a forma√ß√£o das famosas borbulhas.

+ LEIA MAIS | Entenda a Diferença do Champagne Para o Espumante

Existem dois métodos para se elaborar um espumante. O tradicional e mais antigo, champenoise, é usado para fazer o champanhe. Em sua produção, a primeira fermentação das uvas acontece nos tanques de inox e a segunda, na garrafa.

Já no charmat também existe uma segunda fermentação, mas ela acontece dentro dos tanques de aço inoxidável de alta pressão.

O que é um champanhe então?
Frequentemente, o nome champanhe √© usado de forma equivocada para referir-se a qualquer tipo de espumante. Mas, na verdade, s√≥ os espumantes produzidos na regi√£o de Champagne, na Fran√ßa, podem ser chamados assim. Em seu preparo, s√£o usadas tr√™s uvas principais: as tintas pinot noir e pinot meunier e a branca chardonnay (branca). Se o vinho for produzido apenas com esp√©cie branca ser√° chamado de ‚Äúblanc de blanc‚ÄĚ; e s√≥ com tinta “blanc de noir”.

+ LEIA MAIS |¬†Guia B√°sico de Vinho ‚Äď Qual a Ta√ßa Certa Para Cada Tipo de Vinho?

Outros espumantes famosos:

Prosecco:¬†produzido no V√™neto, na It√°lia, √© normalmente elaborado pelo m√©todo charmat. Esse vinho leva o nome da uva com a qual √© elaborado se chamava prosecco — que agora¬† chama-se glera. Alguns espumantes brasileiros conseguiram manter o direito de usar o nome prosecco no r√≥tulo porque j√° o rotulavam assim h√° muito tempo — mas √© uma exce√ß√£o.

Cava:espumantes espanhóis produzidos pelo método champenoise, principalmente na Catalunha. São feitos com as uvas nativas: xarel-lo, parellada e macabeo.

+ LEIA MAIS |¬†Top 10 ‚Äď Melhores Espumantes Por Menos de R$ 50

Asti:¬†espumantes doces italianos, feitos com moscato bianco di canelli, a principal uva branca do Piemonte. Se diferencia dos demais pelo fato de ter uma √ļnica fermenta√ß√£o. Em sua produ√ß√£o, o suco da uva √© fermentado com leveduras em autoclaves, com temperatura controlada. Esse processo √© interrompido quando existe uma quantidade suficiente de g√°s na bebida, mas com um residual de a√ß√ļcar ainda elevado. √Č intensamente arom√°tico e tem baixo teor alco√≥lico. No Brasil, chamamos o mesmo espumante de moscatel.

‚ÄĒūü饂ÄĒ

E aí meninas gostaram do post de hoje? Deixe aqui nos comentários e compartilhe esse post nas suas redes sociais para ajudar na divulgação do nosso blog. Para ver outros posts de Ano Novo acessem no nosso Especial Réveillon. No Instagram do Blog todos os dias sai uma dica que não está aqui no blog. Aguardo vocês lá.

Beijos. Até a próxima.

Deixe um coment√°rio

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s